sexta-feira, 4 de novembro de 2005

BERA, o que é?

AUDIOMETRIA DE TRONCO CEREBRAL - BERA

A audiometria de respostas elétricas do tronco cerebral (B.E.R.A.), tem o objetivo de avaliar a audição periférica e a condução nervosa até o colículo inferior. É uma técnica não invasiva e objetiva, que pode ser aplicada em adultos e crianças de qualquer idade. O B.E.R.A. é realizado dentro de uma cabine acústica, e utiliza 3 eletrodos de superfície, colocados na fronte e mastóides. O uso de anestesia é desnecessário em adultos e opcional em crianças.
O B.E.R.A. consiste em uma série de ondas que refletem a ativação do VIII par de nervo craniano e as estruturas ativas do tronco cerebral, até o colículo inferior.
Geralmente o B.E.R.A. possui de 5 a 7 ondas positivas com aproximadamente 1 mseg. de distância entre elas.
A onda I provavelmente representa o potencial de ação global do VIII par craniano. A onda II representa a descarga sincrônica dos neurônios núcleo coclear. As ondas III, IV e V representam o complexo olivar superior, lemnisco lateral e colículo inferior, respectivamente. As ondas VI e VII, por serem de difícil reprodução, não são usadas clinicamente.
O estímulo pode ser dado através de fones calibrados segundo padrão internacional ou através de caixas acústicas. Os estímulos mais usados são os cliques, mas pode-se também usar o clique filtrado ou tom puro.
Geralmente, são apresentados 10 estímulos por segundo e em seguida observa-se a resposta elétrica captada que é levada para um sistema composto de um pré-amplificador e um amplificador, e depois para um sistema mediador que soma e tira a média das respostas. O registro das respostas é feito em papel especial, por caneta ou agulha específica.
A avaliação das respostas baseia-se em 5 padrões principais :
* o formato das curvas;
* a presença ou não de cada onda nas várias intensidades;
* o período de latência;
* o valor de amplitude de cada onda;
* a correlação entre os dados dos estímulos unilaterais e bilaterais.
A onda V é a mais valiosa, pois é a maior onda, a menos variável e a mais persistente, mesmo em pequenas intensidades.
O B.E.R.A. é utilizado para determinar o nível mínimo de resposta auditiva em adultos e crianças psicóticos, autistas, com deficiência mental,etc; em casos de pacientes simuladores e em recém-nascidos e lactentes. Através de uma análise detalhada de suas ondas, é possível também caracterizar o tipo de perda auditiva e a localização topográfica da lesão. Além disso, o B.E.R.A. permite pesquisar a maturação das vias auditivas em prematuros e lactentes, e diagnosticar patologias neurológicas que afetam o VIII par e o tronco cerebral.

Fonte: http://www.geocities.com/hotsprings/falls/3233/bera.html

Nenhum comentário: