terça-feira, 27 de dezembro de 2005

Mais dúvidas surgiram...

Tive a informação que existe uma escola especializada na educação de crianças surda, e hoje fui visitar a escola, junto comigo o José Luís.

Fomos atendidos por uma fono, que conversou comigo e depois de alguns testes com brinquedos que fazem sons diferentes, e depois ela me disse que, pelas respostas que o JL teve, sua perda não seria é profunda, que deve ser severa.

Comentei com ela que eu e meu marido já havíamos comprado os aparelhos auditivos, o AASI, e ela disse que achava cedo para eu usar aparelhos auditivos., que o JL não iria conseguir se adaptar.

Dai veio mais uma dúvida.... os otorrinos visitados até agora dizem que devo colocar aparelhos no JL já, ontem..., e a fono diz que acha cedo, o que fazer? usar ou não usar?

Também conversaram sobre a possibilidade de irmos em busca do implante coclear, e a fono me jogou um balde de água fria, dizendo que o implante é algo ainda experimental.

Meu coração de mãe me dizia que devo colocar aparelhos no meu filho bem rápido, mas estou com medo que ao invés de ajudar, eles acabem prejudicando ainda mais audição do meu filho.

Antes de irmos embora da escola, ainda fomos apresentados à uma moça, que deve ter uns 17 anos, deficiente auditiva profunda, mas que consegue falar e acaba de passar no vestibular.

Conhecer essa moça me trouxe um certo alívio, comecei a ver a deficiência auditiva por outro lado, um lado que eu não conhecia.

FIC - Fórum de Implante Coclear



Começei a pesquisar bastante sobre o implante coclear que a Tia Luzinete me falou, e descobri coisas qu ejamais imaginei existir. Encontrei no orkut uma comunidade sobre o IC, e lá conheci o Luiz Filipe, um implantado que me convidou para participar de um grupo na internet sobre o IC.
O FIC é um grupo de implantados, pais de implantados e interessados em informações sobre o implante coclear, que tem o objetivo de troca de experiências e ajuda entre os participantes.
Entrei no FIC, ainda cheia de dúvidas, é tudo muito novo pra mim, mas aos poucos vou descobrindo o que é implante coclear.

No FIC encontrei uma grande família, onde as pessoas se ajudam e realmente se importam com o nosso problema.
E em grande parte das mensagens que recebi as pessoas me diziam que eu deveria procurar um centro de implante o quanto antes pro meu filho ser avaliado.
FIC - que bom conhecer vcs.